A ciência de hoje e do futuro

Ministra diz que é "claramente necessário" moderar acesso a antidepressivos

14-10-2010 11:48

Ministra diz que é "claramente necessário"moderar acesso a antidepressivos

Publicação: 29-09-10  19:40 in SIC

A ministra da Saúde afirmou hoje que há um recurso "excessivo" a antidepressivos e que é "claramente necessário" moderar o seu acesso, duas semanas depois de o Governo ter anunciado a subida de escalão da venda deste tipo de medicamentos. No caso das alterações
de comparticipações dos medicamentos antidepressivos, é muito clara a intenção do Governo em ir muito além de qualquer medida economicista. Acho que este é um exemplo
paradigmático de um grupo de medicamentos cujo uso é excessivo e em que é claramente
necessário moderar o acesso",
afirmou Ana Jorge durante a tomada de posse do novo conselho executivo da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

A ministra quis "deixar bem claro que não há da parte do Governo um simples objetivo de poupança".

"Há, essencialmente, uma preocupação de conferir maior transparência, maior racionalidade e maior justiça", referiu.

Anti-ácidos e anti-depressivos sobem de escalão.

No decreto lei aprovado dia 16 deste mês em Conselho de Ministros há vários medicamentos de categorias como antiácidos e antidepressivos que sobem de escalão.

Na altura, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) criticou o pacote de medidas do Governo para baixar preços de medicamentos, afirmando que vai provocar aumento de custos para os cidadãos em alguns casos e desemprego no setor farmacêutico.

Segundo João Almeida Lopes, a subida de escalão dos antidepressivos implicará que "os utentes vão pagar o dobro"em cerca de "25 milhões de prescrições".

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode