A ciência de hoje e do futuro

Ordem dos Farmacêuticos "frontalmente contra" fim do preço nas embalagens dos medicamentos

04-10-2010 11:28

 Ordem dos Farmacêuticos "frontalmente contra" fim do preço nas embalagens dos medicamentos

Publicação: 29-09-10  16:33 in SIC

 O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos exigiu hoje explicações do Ministério da Saúde em relação ao fim da obrigatoriedade da indicação do preço nas embalagens dos medicamentos, anunciada na terça-feira, manifestando-se "frontalmente contra" esta medida.

 

 

"Quero lavrar aqui o meu mais veemente protesto por o Governo ter tomado uma decisão tão grave de retirar o preço dos medicamentos das suas embalagens", afirmou Carlos Maurício Barbosa, em Lisboa, à margem da tomada de posse do novo conselho directivo da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

O bastonário espera "que o Ministério da Saúde venha explicar cabalmente as razões de ter tomado esta decisão".

 "Não faço ideia que razões poderão ser. Poderá de alguma forma estar relacionado com este clima de alteração permanente do preço dos medicamentos que o Ministério da Saúde criou", disse.

Para Carlos Maurício Barbosa, "isto até poderá sugerir que algo mais poderá vir aí".

"Porque no fundo o governo está a rodear-se de instrumentos para que os preços dos medicamentos em Portugal possam ser uma mera formalidade, porque deixaram de figurar nas embalagens dos medicamentos. A ordem os Farmacêuticos está frontalmente contra este procedimentos, estas abordagens, estas metodologias", referiu.

 

O Ministério da Saúde revelou na terça feira que a indicação de preço nas embalagens de medicamentos vai deixar de ser obrigatória nos comparticipados, argumentando que não é necessária e que tem obrigado a "inúteis remarcações de preços".

Quando o IVA aumentou de cinco para seis por cento, "foi necessário retirar milhões de embalagens do mercado", reimprimir as embalagens e voltar a distribuí-las pelas farmácias, refere o ministério em comunicado.

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) criticou a medida, afirmando que "os prejudicados são os portugueses", que deixam de poder comparar os preços.

O secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, explicou hoje que a retirada do preço das embalagens dos medicamentos vai facilitar os procedimentos na cadeia dos fármacos, sem penalizar o cidadão, que controla os valores através das facturas.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode