A ciência de hoje e do futuro

Presidente do Sudão desviou nove mil milhões de receitas petrolíferas

23-12-2010 14:07

Publicação: 18-12-10  08:15  in Wikileaks

 

O presidente sudanês desviou nove mil milhões de dólares das receitas petrolíferas do seu país e esse dinheiro foi colocado em bancos britânicos.

A notícia é avançada pelo site WikiLeaks com base numa nota diplomática norte-americana que cita o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, como fonte destas informações.
   
De acordo com o procurador, as somas desviadas pelo presidente sudanês, Omar el-Béchir, podem ascender a nove mil milhões de dólares (6,79 mil milhões de euros) e a divulgação destas práticas «pode mudar a opinião pública sudanesa» relativamente ao chefe de Estado.
 
O documento assegura que o grupo bancário britânico Lloyds Banking Group pode conhecer o destino desse dinheiro. O banco desmentiu qualquer relação com o presidente sudanês. 
 
Omar el-Béchir é desde Março de 2009 alvo de um mandato de captura por parte do TPI por crimes de guerra e crimes contra a humanidade no Darfur, região do oeste do Sudão. O tribunal acrescentou este ano a acusação de genocídio contra os sudaneses.
   
A guerra civil no Darfour, que começou em 2003, fez 300 mil mortos e 2,7 milhões de deslocados, segundo a ONU. Por seu lado, Cartum fala em 10 mil mortos.

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode