A ciência de hoje e do futuro

FARMÁCIA

O símbolo da farmácia...

 

A cobra enrolada na taça é conhecida como o símbolo da farmácia, e a sua origem remonta à antiga Grécia. Segundo as lendas, o símbolo da farmácia representa o poder (a cobra) da cura (a taça) .    

Uma das lendas conta que Hipócrates (que é considerado o "pai" da medicina) ia um dia a passear na rua, apoiado no seu cajado, quando uma cobra se enrolou à volta do cajado. Quando a cobra se preparava para picá-lo, ele olhou para a serpente e disse: "se me queres fazer mal, de nada adiantará que me firas, pois tenho no corpo o antídoto contra a tua peçonha. Se estás com fome, eu alimentar-te-ei.". Então Hipócrates pegou numa das taças onde preparava as suas misturas de ervas medicinais, encheu-a de leite e ofereceu-a à serpente. A cobra desceu do cajado, enrolou-se na taça e bebeu o leite. Criou-se assim o símbolo da medicina (a cobra a envolver o cajado) e o símbolo da farmácia (a cobra a envolver a taça).

Fig. - Hipócrates.

 ....................................................................................................................................................................................

Existe ainda outra lenda que conta também a história do símbolo da farmácia. Reza a lenda que um centauro chamado Chiron, ao contrário da maioria dos da sua raça que se caracterizavam por serem selvagens e violentos, se dedicou ao conhecimento das artes da cura. Um dos discípulos de Chiron foi o deus Esculápio, a quem o centauro ensinou os segredos das ervas medicinais. Esculápio tornou-se então o deus da cura e tinha como símbolo um ceptro com duas serpentes nele enroladas (símbolo da medicina). No entanto, Esculápio não usava o seu poder somente para curar as doenças, ele também utilizava os ensinamentos de Chiron para ressuscitar pessoas.       

Zeus, descontente com a quebra do ciclo natural da vida, enviou um raio que matou Esculápio. Com a morte de Esculápio, a saúde passou a ser responsabilidade de Hígia, sua filha, que se tornou, por consequência, a deusa da cura. O símbolo de Hígia era uma taça (a taça que ela utilizava para preparar as suas misturas medicinais), e, como legado do seu pai, foi adicionada uma cobra a envolver a taça. Surgiu, assim, o símbolo da farmácia.

  

 

Fig. - Deus Esculápio.

 

Tópico: Símbolo da Farmácia

Não foram encontrados comentários.
 

 

.....................................................................................................................................................................................

 

Uma sociedade dependente de medicamentos... 

 

 

Muitos factores podem aumentar a probabilidade de uma reacção adversa ao fármaco. Eles incluem o uso simultâneo de vários fármacos, a velhice ou a pouca idade do doente, a gravidez, certas doenças e factores hereditários.

Tomar vários fármacos ao mesmo tempo, com ou sem prescrição médica, aumenta o risco de uma reacção adversa aos mesmos. O número e a gravidade das reacções adversas aumentam de forma desproporcionada com a quantidade de fármacos ingeridos. O consumo de álcool, que pode considerar-se uma substância tóxica, aumenta o risco.

A revisão periódica, por parte do médico ou do farmacêutico, de todos os fármacos que se tomam, contribui para reduzir o risco de se verificarem reacções adversas.

 

 

 

Tópico: Estará a sociedade tão estreitamente dependente da farmacologia?

Não foram encontrados comentários.
 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode